Moth Sound: Uma Experiência Retrofónica

Verdadeiramente única na arte e destreza da modulação sonora, a Moth Sound determinou perfeitamente o seu lugar no espaço musical. Especializada na produção exclusiva de microfones, representa a essência orgânica da música através dos Moth Mics.

“O verdadeiro som retrofónico”, assim se autodefine, com a certeza absoluta da sua autenticidade. Fran García é o homem por detrás desta marca e reconhece que a Moth Sound é mais um hobbie do que um negócio.

Os primeiros microfones foram produzidos em 2014. Estava à procura de alguma forma para reproduzir o tom vintage das gravações do início do século XX para alguns projetos em que estava envolvido, conta. Sem quaisquer espectativas iniciais de construir microfones para fora, de repente, a curiosidade despontou por parte dos mais próximos e a partir daí, tento construir Moth Mics para todos os que gostam deles.

Produzidos em Espanha, estes microfones têm na sua raiz a conceção filosófica de reutilização e recuperação dos materiais. Segundo o Fran, os Moth Mics são construídos com cápsulas originais dos 40-50's. Nenhum outro microfone dar-te-á isto. Para além de torna-lo num produto exclusivo, por outro lado, está condenado a desaparecer uma vez que as cápsulas não poderão ser reencontradas.

A partir de uma manufaturação minuciosa, esta linha de microfones é 100% feita à mão – desde o trabalho do metal à embalagem final. Garantindo a singularidade da peça final, os Moth Mics são feitos por encomenda e personalizados com o nome do estúdio ou banda e às vezes também com algumas modificações que os clientes solicitam. Isto significa que cada Moth Mic permite ao seu utilizador criar uma sonoridade verdadeiramente única.

A Moth Sound chegou a Portugal através do BlackSheep Studios. O contato foi feito com o Carlos BB, que me contatou algum tempo atrás, interessado no meu trabalho. Enviei-lhe alguns microfones e, a partir daí, trouxe-me novos clientes e exposição. No entanto, a lista não quer terminar e Fran já alcançou os Estados Unidos, Canadá, Austrália, Brasil, Argentina, Alemanha, China, entre tantos outros destinos. Aos países somam-se produtores e músicos notáveis que já adotaram estas peças, entre eles, Los Fabulosos Cadillacs, Royal Blood, L.A. e os The Prodigy.

Na procura constante pelo aperfeiçoamento e criação de novos projetos, Fran lançou recentemente o novo modelo, Moth Mic DLX, com imensas modificações, melhorias e um tom ligeiramente diferente.

Por toda a sua especificidade, o Moth Mic é diferente de tudo o que estamos habituados. O principal conselho? Obtê-lo, usá-lo ao lado de qualquer microfone comum que usem para qualquer instrumento em particular. Vão ficar definitivamente surpreendidos!

@mothdoundspain | https://mothsoundspain.wordpress.com

Texto: Teresa Melo
Fotografia: Moth Sound

Partilhar