#gearporn Bateria Groove Drum Co.

Este é um daqueles casos em que perguntamos: bateria em metal? Como assim?

Sim, de facto esta bateria da Groove Drum Co. é um caso bem diferente daquilo a que nos habituámos no mundo das baterias. Acostumados à comum madeira, ver uma bateria em alumínio é algo muito invulgar e posso garantir que é uma experiência sonora e visual única.

A Groove Drum Co. fabrica as baterias em madeira de raiz. No entanto, para ter uma bateria em alumínio, usou os conhecimentos do mestre Vukan onde, na sua terra natal (Sérvia), fabrica cascos de metal para baterias e tarolas.

Pedi-lhe que me fizesse uns cascos em alumínio e assim foi. Feitos numa peça única, seamless, aplicando uma técnica similar à construção de uma panela, Vukan utiliza tornos e fresas gigantes para os criar. Perguntou-me que medidas queria e que bearing edge (recorte do casco onde assenta a pele) estava a pensar usar. Eu disse-lhe que por imaginar o som que esta bateria teria, queria as medidas maiores que conseguiria fazer. Então recaiu no bombo 22x14", Tom Tom 13x8" e Floor Tom 16x14". A profundidade 14" era obrigatória dado a fresa não poder fazer uma medida mais profunda (nada que me importasse, na verdade. Adoro a profundidade 14" nos bombos e floors).

Disse-lhe também que queria o tal bearing edge arredondado na pele batente e um sharp (afiado) na pele de ressonância. Perfeito. Assim, teria o som quente pelo facto de haver mais pele a tocar no casco e em baixo um afiadinho para não ter demasiado sustain e um pouco mais de ataque.

Os cascos chegaram umas semanas depois. Lindos de morrer. Têm a chatice de serem muito fáceis de riscar, porque o alumínio risca com muita facilidade. Sem grandes dramas, nada que uma esponja abrasiva e uma polidela não resolvam o problema.

Aqui tornou-se tudo mais fácil. Foi apenas fazer as furações, polir, limpar e apertar o hardware. Mas antes peguei num bilro e, com os cascos sem hardware, decidi dar um toque para ouvir o timbre. “Timmmmmmmm...”, que coisa linda! Cantavam tão bem e os intervalos de nota entre os tons...perfeito... um verdadeiro instrumento musical!

Ah! Lembrar que o bombo levou aros em madeira, o que amacia a nota e o torna mais “gordinho” de som. Uns aros também em alumínio iriam transformar o bombo demasiado atacado.

Montei o hardware, as peles, afinei. No primeiro toque, uma "gordura" de som incrível. Aquele som grave e gordo. É uma bateria que gosta de estar nas afinações baixas, apesar de média comportar-se muito bem.

Foi de facto um prazer imenso sentir que uma bateria toda em alumínio consegue ter uma musicalidade tremenda e um som que live ou em estúdio irão impressionar qualquer um. Além do mais, ainda pela experiência auditiva que é ouvir um timbre que a grande maioria de nós não está habituado por não ser usual ver baterias construída com este tipos de materiais assim com tanta facilidade.

É um prazer imenso ter este instrumento no Black Sheep Studios. Decerto irão gostar tanto dele como eu e o meu amigo BB.

www.groovedrumco.com

Por: Pipó Teixeira
Fotografia: GROOVE DRUM CO.

Partilhar