Turning Tables Podcast by NPR: Os melhores discos de sempre feitos no feminino

Can you hear can you hear me now?

Cinco jornalistas da National Public Radio (NPR) discutem descontraidamente em torno da posição da mulher nos cânones da música contemporânea. O resultado é uma lista que integra 150 álbuns feitos por mulheres entre 1964 e a atualidade.

“Turning the Tables” é uma intervenção, um remédio, uma correção da História e, sobretudo, o início de um novo conversa. Compilado por quase 50 mulheres da NPR e produzido em parceria com o Lincoln Center, este podcast repensa a música para colocar as mulheres no centro do diálogo.

Na lista aparecem nomes tão distintos como The Breeders, Solange, Sonic Youth, Patti Smith ou Amy Winehouse, representando inúmeros géneros musicais e os mais diversos períodos da história da música. Um dos grandes destaques é, por exemplo, Against Me! com Transgender Dysphoria Blues, o primeiro álbum lançado pelo grupo depois da vocalista e guitarrista, Laura Jane Grace, assumir a sua identidade transgénero.

Ann Powers, Suraya Mohamed, Anastasia Tsioulcas, Jenny Gathright e Andrea Swensson relembram algumas músicas desta lista e partilham as suas experiências.

www.npr.org

Texto: Teresa Melo

Fotografia: Lauryn Hill, Joni Mitchell (Capa do álbum Blue), PJ Harvey (Capa do álbum Rid of Me), Nina Simone, Ofra Haza (Capa do álbum Fifty Gates of Wisdom), Aretha Franklin.

Partilhar