#gearporn: Focal SM9

A funcionalidade do Focal SM9 até pode parecer à primeira vista relativamente simples. Na verdade, até o é, mas é também de uma genialidade extraordinária.

Ao contrário de outros monitores, o Focal SM9 apresenta os modos operativos alternáveis entre 2 e 3 vias, tornando-os inestimáveis para qualquer engenheiro de mistura. Experimenta, por exemplo, utilizar o modo de 3 vias do SM9 e vais obter o benefício completo do SM9's 1" puro berílio, com tweeters invertidos (capaz de reproduzir com exactidão 1kHz-40kHz) funcionando em concerto com o seu 6.5" Focal "W" médios e 8" Focal "W" condutor de frequências graves.

Graças ao seu design, que utiliza um radiador passivo (um 11" Focal "W" compósito pistão de cone fabricado com uma amplitude capaz de inverter o surround) em vez da típica porta de graves, o SM9 fornece um som bem completo perante o espectro sonoro de frequências. Além disso, é capaz de exibir detalhes nunca antes escutados em qualquer mix.

Agora, coloca o SM9 no modo de 2 vias e continuas a ter o acesso completo da secção EQ. Por isso não precisas de te preocupar com o retorno dos teus monitores. O que acontece é que o 8'' condutor de frequências de graves é cortado da mistura e a resposta da frequência global altera-se de 30Hz-40kHz para 90Hz-20kHz. Isso elimina os mínimos profundos e os harmónicos que os típicos produtos direcionados ao consumidor não produzem. Ainda assim, concede-lhe um som bem focado (ou melhor, ainda mais focado), que precisas para ajustar e garantir que a mistura é traduzida.

No fundo, significa que quando utilizares um monitor SM9, estás perante dois monitores ultra-high-end num só.

https://www.focal.com/

Partilhar