Marinho | E, de surpresa Ghost Notes

Existem duas coisas em particular que ninguém escapa: os outros e a si próprio. E cabe-nos a nós, os sujeitos, e tantas vezes os predicados, perceber os dois. Ghost Notes - o single de ~ (ler ‘til), o primeiro álbum da cantautora Marinho – é lançado hoje, 8 de Março, e antecipa-se nessa compreensão.

Marinho trabalhava na Tradiio quando se mudou para Los Angeles durante três meses. “Tive imensas experiências óptimas, mas também passei muito tempo sozinha em casa, porque não tinha dinheiro para ir fazer coisas”. Nesse isolamento, voltou a compor. “De repente, estava a ser adolescente outra vez. Estava passar tempo comigo, outra vez”.

Regressa a Lisboa com uma guitarcase e um propósito. “Para mim, quando pensei que queria gravar a minha música, sabia que tinha de ser num espaço onde me sentisse segura, que me dessem calma e que tornassem tudo mais fácil com muita paciência para explorar". E acrescenta, "uma coisa que eu acho incrível no Blacksheep Studios é que é tudo feito sempre com muito carinho e acho que isso é a marca do BB, essa energia passa para as sessões de gravação”. O single foi masterizado por Philip Shaw Bova (Marlon Williams, Feist, Andy Shauf).

Tanto na sonoridade quanto na sensibilidade, Ghost Notes é uma canção desarmada e serena. Entrelaça-se na autonomia e na vulnerabilidade, deixando-se ser o que é e entrega-se a nós assim mesmo. E por isso é que sabe tão bem escutá-la. Marinho trouxe ao título da mesma, o termo ghost notes, aquelas as notas silenciosas dos toques de bateria. “Tive a ideia desta letra a meio de um concerto de BadBadNotGood em Paredes e Coura e inventei essa parte. Tal como as ghosts notes não se ouvem ou só o ouvido mais atento é que reparam, há certas coisas nas relações humanas que estão lá sempre, mas só reparas nelas se as estiveres a ouvir. Esse é o paralelismo com uma relação falhada. Estavam lá os sinais todos”.

Quando se trata de sentir, as confidências de Marinho irradiam uma sensação de pureza, como se houvesse uma profunda confiança entre si e quem a ouve. Tu, que também te sabes apaixonar, sabes que é assim mesmo.

acompanha a Marinho no facebook: @marinhotheband

escuta aqui: https://smarturl.it/Marinho-Ghost-Notes

-

por: Teresa Melo
fotografia: Marta Olive
artwork do single: Desisto
realização do teledisco: Leonor Bettencourt Loureiro

Partilhar